Motivação para escrever e interação com os leitores

4 comments

Feedback nos faz seguir em frente.

Quando estudava administração, ouvi isso mil vezes. Feedback é um importante fator motivacional. Se você recebe um feedback negativo ou uma crítica construtiva, pode se motivar a melhorar. É alguém falando no que você está errado que te impulsiona a corrigir o erro.

Já quando o feedback é positivo, nos sentimos com vontade de continuar fazendo as coisas bem feitas. Se o seu chefe falar que você está mandando bem no trabalho, você não vai querer ouvir uma crítica da próxima vez, por isso continua engajado em mandar bem.

Recentemente fiz um curso de Gamification, que explora o uso de fundamentos de jogos em situações que não envolvem jogos. Um dos mantras da parada é feedback constante. Num jogo, os rankings, as barras de progresso e a evolução de níveis não são por acaso. Quando você sabe o quanto precisa se esforçar para atingir um novo patamar, fica mais motivado à alcançá-lo. O mesmo acontece quando você se compara com os outros: estou na média, indo bem ou indo mal?

Barra de progresso LinkedIn
Barra de progresso no LinkedIn: demorou só 1 hora para programar, mas aumentou em 20% o número de perfis completos

E pra mim aqui no blog não tem sido diferente: receber feedback aumenta minha motivação para escrever.


Quando criei o 2Bits, pensei nele mais como um hobby mesmo. Acredito que algumas das minhas experiências e coisas que penso possam interessar outras pessoas, por isso resolvi começar a escrever. Nunca tinha escrito antes e sinceramente não sabia - e até agora não sei muito - no que esse blog vai dar ou o que ele é de fato. Já ouvi muitas histórias de gente que começou um blog e parou. Sem público e sem interação é difícil ir pra frente. Ninguém gosta de falar com a parede e na internet o princípio é o mesmo. É complicado ter motivação para escrever se ninguém lê os seus textos.

Felizmente, por aqui não tem sido assim não.

Eu valorizo muito feedback. Nunca tive vergonha de chegar para os meus chefes e perguntar como eu estava indo, o que achavam do meu trabalho e o que poderia fazer pra melhorar. Isso mostra humildade e te ajuda a se manter fazendo as coisas com qualidade. Aqui no blog tento fazer o mesmo. Geralmente ao final de cada post tento incentivar bastante quem estiver lendo a dar sua opinião, a falar comigo. Em cima da caixa de comentários também botei uma frase com o mesmo objetivo.

2Bits - Motivação e feedback
Coloquei isso no final do "Como tirei minha bunda do sofá e comecei a viajar"

Deixe seu comentário
Já essa frase fica sempre em cima da caixa de comentários

E tem rendido bons frutos. Apesar do 2Bits ser muito pequeno, algumas pessoas que andaram lendo por aqui deixaram comentários nos posts, enquanto outras vieram falar comigo no twitter. Pra minha felicidade, fora um comentário dizendo que um post era bobagem, o resto dos feedbacks tem sido positivos. Olha alguns:

Feedback do blog
Cada comentário desse me faz querer continuar escrevendo

"Esse cara tá se achando!"

Minha intenção não é essa. O que quero dizer aqui acima de tudo é que um feedback tem muito poder. Sério, eu não sabia que seria tão bom até começar a escrever e ver mensagens como essa. Sem isso, provavelmente já teria desistido do blog, como acontece com tanta gente - e até já aconteceu comigo antes, tive um blog sobre futebol há um tempo atrás.

Penso que podemos usar o poder do feedback com mais frequência em nossas vidas. Às vezes esquecemos de elogiar ou de criticar e perdemos a oportunidade de fazer a diferença na vida de uma pessoa. Fale pra sua namorada como ela está bonita quando achar que ela está bonita, fale pros seus broders como foi massa curtir uma noite com eles, agradeça alguém que te ajudou na facul. E, com certas restrições, critique também. Muita gente se sente ofendida, mas quem não aprecia quando uma pessoa bem íntima chega pra você e bate uma real? "Pô, acho que você tá viajando na escolha X da sua vida", "Acho que você não deveria tratar fulano desse jeito". Pras pessoas certas, críticas assim são construtivas.

Meu segundo ponto é como hoje em dia qualquer um pode fazer a diferença na vida de outras pessoas usando a internet. Sem saber escrever bem, criei um blog e fiquei feliz pra caralho de ver que algumas pessoas realmente se sentiram tocadas pelos meus textos. Que ficaram com mais vontade de viajar, que ganharam confiança. Isso é algo muito, mas muito gratificante. Joga nas alturas a minha motivação para escrever.

Eu por minha vez assisto uns canais no YouTube que me distraem quando estou um pouco estressado, que me fazem rir. E agradeço os criadores desses canais por isso. E a maioria deles cria coisas do seu quarto, usando a força da internet.

Portanto meu conselho é que você crie alguma coisa. Muitas pessoas engavetam projetos pessoais pra sempre e nunca tiram do papel. É difícil tirar do papel quando a parada que você quer fazer é complexa, mas quando é algo mais simples, como um blog ou outra coisa na internet, siga os conselhos deste outro post aqui e faça a parada. Crie. Se não der certo, no mínimo você vai ter tido uma experiência diferente e vai ter aprendido alguma coisa.


Fracasso é sucesso se aprendermos com ele
"Fracasso é sucesso se aprendermos com ele"

Pra finalizar, vou divulgar na íntegra um texto que recebi. Como o broder mandou por DM, não vou identificar quem foi, mas dá uma lida e imagina a felicidade no meu rosto sabendo que ajudei a reacender a chama da leitura na mente de alguém.

"Antes, uma pequena apresentação: meu nome é Bruno, tenho 16 e não tenho ideia do que vou fazer da vida. Nem pressa. É isso aí. Tô escrevendo isso como um feedback positivo e um agradecimento. Afinal, acho que todo mundo gosta de feedback. Uns anos atrás, lia posts de blogs quase todo dia. Mas aí vieram o Facebook e o Twitter com suas informações rápidas, e comecei a sentir uma coisa que eu nunca tinha sentido antes: preguiça de ler. Fiquei tão acostumado com 140 caracteres que passei de um livro e vários posts longos por mês a um estado de “se tiver que rolar a página, nem vou ler”. Comecei a achar quase todos os textos chatos e cansativos. Entrando no ensino médio, isso aumentou, porque eu tinha que ler algumas coisas realmente chatas. Mas um dia eu percebi que estava fazendo isso e comecei a me forçar a mudar. Ler um pouco toda semana. É aí que seu blog entrou. Descobri no twitter e deixei no meu feedly pro final de semana (mas li hoje, porque é feriado, que conta como final de semana). E seus textos são mais tranquilos, pessoais, com gíria e palavrão. Eu não lia nada assim há um tempo. No ensino médio, enfiam na nossa cara uma pilha de papéis com textos que parecem, quase todos, escritos por pessoas bem chatas. O conteúdo dos textos é legal, mas a abordagem e estrutura vão ficando repetitivas. Enfim, quando li um texto seu, relembrei uma coisa. Ler é bom. Ler é bom pra caralho. Li três posts na sequência e parei só pra escrever isso aqui, porque já vou passar pro quarto. E são textos que parecem conversa de buteco. Isso é muito bom. Agora deu até vontade de voltar a acompanhar os blogs que eu acompanhava antigamente. Valeu por isso. Ah, e uma dica, trocar o facebook da barra de favoritos por um agregador de feeds é a melhor coisa pra fazer."

Banner YouTube









O que você achou do post? Não preciso dizer que você é um(a) desalmado(a) da porra se ler tudo e não comentar aqui ou falar comigo lá no twitter, né?! haha ;))


4 comentários:

  1. Suas dicas de como ser mais produtivo são muito boas, só falta eu aplicá-las... Suas histórias são muito divertidas também, nem sei como conheci o blog, mas pode ter certeza que eu vou acompanhá-lo por um bom tempo.

    ResponderExcluir
  2. Como blogueira desde meus sei lá, 13, 14 anos posso dizer que se tem algo que nos motiva para escrever é feedback. Ótimo texto, você escreve mega bem, pode ter certeza de que vou continuar acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Estela! Obrigado pelo elogio e pelo comentário! ;))

      Excluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.