O que é o Reddit e porque é o melhor site da internet

13 comments

Sou um viciado confesso em Reddit. Mas não é por menos. O Reddit é o melhor site da internet. Duvida?

Muita gente não sabe o que é o Reddit, mas não é tão complicado. É quase como um grande fórum, onde qualquer sub-fórum pode ser criado e administrado pelos próprios usuários. Deixa eu explicar melhor.


O que é o Reddit?

Digamos que o meu blog tenha uma grande quantidade de fãs (quem dera). Se alguém se interessar, podemos abrir um /r/2Bits (o /r/ na frente representa um sub-reddit, como se fosse um sub-fórum) e instantaneamente teremos um fórum pra juntar essa galera. Lá poderíamos discutir, compartilhar informações, interagir e crescer como comunidade.

E assim surgem os mais variados sub-fóruns, que são chamados de sub-reddits. Tem de tudo: de discussão científica a fã-clube do Justin Bieber, passando por inúmeros sub-reddits muito criativos que vão te prender por horas lá. Quer ver?

Sub-Reddits

Nunca entrei, mas garanto que tem um sub-reddit sobre Star Wars. Vou tentar agora.

Reddit sobre Star Wars
Todo mundo ama Star Wars, mas eu confesso: nunca assisti.

Bingo! O sub-reddit do Star Wars tem 250.920 usuários, sendo que 9.132 estavam navegando por lá bem na hora que eu entrei!

Se você procurar por algum artista influente, também vai encontrar comunidades ativas. Olha só o /r/PinkFloyd!

Reddit sobre o Pink Floyd
We don't need no education!

Lá, 20.186 redditors estão inscritos e acompanham as discussões sobre uma das maiores bandas de todos os tempos. Ou seja: se você é fanboy de algum artista ou simplesmente curte uma banda, filme, ator ou músico específico, o Reddit é um bom lugar para entrar em contato com gente com o mesmo gosto que você. Além disso, você fica informado sobre tudo o que rola com essa pessoa ou coisa que você tanto curte.

Tem disso no Reddit, mas não é o tipo de sub mais popular. Por lá, você pode encontrar gente que compartilha dos mesmos hábitos que você. Como vegetariano, pra mim não tem preço entrar num fórum reunindo milhares de outros vegetarianos e discutir sobre nossa opção alimentar, dividir receitas e compartilhar fatos.

Reddit sobre Vegetarianos
Se você não é vegetariano, tá tranquilo! Dá uma olhada no /r/FoodPorn!

Um cara dividindo a experiência de imitar uma receita do Jamie Oliver. Outro discutindo sobre fontes de proteínas. 33.557 usuários curtem o /r/Vegetarian e compartilham informações! Fucking awesome!

Tem hábitos de vida diferentes? Não tem problema! Olha só alguns dos subs que rolam por lá: /r/BodyBuilding, para os amantes da maromba (83 mil inscritos); /r/ZenHabits, pra galera mais relax (87 mil); /r/SoloTravel, pra galera que gosta de viajar sozinho (26 mil); /r/LetsPlay, para aqueles que gostam de fazer vídeos de jogos no YouTube (14 mil), entre outros.

AH, MAS O REDDIT É TODO EM INGLÊS!”. Sim, é! Mas há exceções!

Reddit Brasil

Se você não fala inglês, tá aí uma boa forma de praticar o idioma! Se você não quer praticar, aí realmente o site não é tão indicado pra você. Mas também não é o fim do mundo. Tem sub brasileiro por lá também! Olha só o Reddit Brasil:

Reddit sobre o Brasil em Português
Reddit Brasil: não há canto dessa internet onde os brasileiros ainda não tenham chegado

O /r/Brasil tem 24 mil inscritos! É a oportunidade perfeita para você conhecer o que é o Reddit. Uma pá de coisa rola por lá!

Mas os meus favoritos são os subs criativos! Tem umas coisas absolutamente geniais, deixa eu te mostrar alguns.


A melhor parte do Reddit

Conhece o AskReddit? Lá, você faz uma pergunta pra comunidade do Reddit inteiro e recebe respostas de todo tipo de gente, de todo canto do planeta. O sub tem 8 milhões e 328 mil inscritos (isso mesmo!) e por lá rolam discussões interessantíssimas, como: “Além de sexo ou drogas, como você alivia o seu stress?”, “O que era considerado normal na sua casa e que só quando visitou a casa de outros percebeu que era bizarro?”, “Homens do Reddit, qual a pior coisa que uma garota já disse pra você?”. E por aí vai.

Sub-reddit AskReddit
AskReddit: um dos maiores subs. E meu preferido.

Aqui no blog mesmo, já criei um post inteiro inspirado em algo que vi lá no AskReddit! É um lugar maravilhoso.

Não gostou desse tipo de discussão? Que tal ganhar jogos de graça? Isso, jogos grátis! Tem diversos subs com este intuito, mas o meu preferido é o /r/GiftOfGames. Lá pessoas generosas simplesmente oferecem a compra de jogos pra você. Alguns dão jogos pros primeiros que pedem, outros fazem algum tipo de disputa ou pergunta para escolher um vencedor. Mas rola muita coisa legal! Na imagem abaixo, um cara agradece o outro pelo BioShock 2 de presente, enquanto o Vela4331 oferece uma porrada de jogos pra galera!

Reddit para ganhar jogos grátis
GiftOfGames, pra você arranjar uns jogos quando tiver com a carteira vazia no fim do mês.

E não é o único Reddit bacana assim não! No /r/RandomKindness, você pode oferecer ou solicitar qualquer tipo de ajuda para outros Redditors. Tem gente pedindo pneu pra carro, ajuda financeira, adesivos pra decorar o notebook, conselhos de vida, etc. E rolam outras coisas animais, como uma mãe pedindo pra gente do mundo todo enviar cartões de aniversário para a sua filha doente. É a comunidade dando uma mão pra quem precisa! Esse tipo de espírito rola muito por lá.

Não sabe como fazer cartão de visita? Peça para alguém fazer pra você no /r/FreeDesign. Ficou gordinho naquela foto que tava pensando em mandar pra namorada virtual? Pede pra alguém dar um retoque nesse corpanzil lá no /r/PhotoshopRequest!

O Reddit é um mundo cheio de possibilidades. Basicamente qualquer assunto do seu interesse terá um sub por lá. Se você gosta apenas de distração, é o lugar perfeito. Mas também é um lugar muito bacana pra quem quer usar mais seriamente. Sabendo não perder tanto tempo com besteira, você pode fazer como eu e pegar dicas sobre blogs, por exemplo, no /r/Blogging, ou aprender táticas para se manter disciplinado no /r/GetDisciplined. E muito mais! Entre lá e explore o que é o Reddit!

Se você já é um Redditor, recomende o seu sub preferido nos comentários!

Se você não é, encare essa como uma dica muito séria que pode elevar o seu nível de experiência na internet: por mais que pareça complicado no começo, entre no Reddit AGORA e comece a experimentar. Você ficará maravilhado com as coisas que essa ferramenta pode trazer de benefício para você!

Bora lá?




Fiz um vídeo 100% baseado num tópico do Reddit! É sobre hábitos que fazem bem pra vida, acho que você vai gostar:



13 comentários:

  1. Me convenceu, Pedro! Dei uma passeada pelo AskReddit e alguns tópicos me renderam boas risadas... Obrigada pela dica ;)

    ResponderExcluir
  2. Vou dar uma olhada, nunca tive curiosidade em olhar o site, por mais que sempre aparecesse algo sobre ele :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha sim, cara. Tem um canto lá pra cada interesse que você tiver. Valeu por comentar!

      Excluir
  3. Me interessou, ainda mais agora que estou tentando ficar 6 fucking meses sem twitter... Vou dar um passada por lá, vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca, 6 meses sem twitter é foda! Passa lá sim mano, tem muita coisa interessante. Abs!

      Excluir
  4. Não conhecia esse site, obrigada por me apresentá-lo! Tô me divertindo e treinando meu inglês ahusdifhuasihu vlw

    ResponderExcluir
  5. valeu amigo agora posso usar o reddit otimas dicas

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o site, vlw mesmo pela dica!! Acredito que vai ser muito útil para mim.

    ResponderExcluir
  8. Incrível a matéria, poderia fazer o mesmo com o Twitter?

    ResponderExcluir

Seu feedback é muito importante pra mim! Me diz aí o que você achou :))

2Bits. Tecnologia do Blogger.